COZINHA MADEIRENSE
"A gastronomia da ilha da Madeira retrata a alma de um povo simples, mas generoso.
A gastronomia prima pelo tradicional e contemporâneo, numa finura construtiva entre os diversos produtos regionais, de grande qualidade, que permitem a elaboração de um variado menu de especialidades gastronómicas que vão desde a cozinha regional até à cozinha internacional, passando ainda pelo gourmet.
Em pleno Atlântico, os peixes do arquipélago são saborosos e cozinhados com tradição, como os filetes de espada ou bifes de atum, acompanhados com o estaladiço milho frito.
Nas carnes, o prato mais tradicional é a famosa espetada de carne de vaca em pau de louro, que lhe dá um sabor inconfundível. Muito procurados são também o cuscuz de fabrico caseiro, a sopa de trigo, e a carne de vinho e alhos.
Na Madeira, existe grande variedade de culturas, com lugar para a cana-de-açúcar e frutos tropicais, (banana, ananás, pera abacate, anona, manga e o maracujá), presentes em bebidas e delicadas sobremesas.
O famoso vinho Madeira, bebido como aperitivo ou digestivo, vai bem com o tradicional bolo de mel (mel de cana). É também com a cana-de-açúcar que se faz a aguardente da afamada poncha, confecionada ainda com mel e limão.
O bolo do caco não pode faltar. Só que este não é um bolo, mas um pão cozido sobre um bocado de telha, que acompanha normalmente a espetada com manteiga d'alho. Também com batata-doce se faz pão na Madeira: as apetitosas rosquilhas de batata-doce. As queijadas e os rebuçados de funcho são igualmente muito apreciados.
"Delicie-se com as iguarias madeirenses", in Cozinha Madeirense, Vanessa Fernandes
Pretendo apresentar, assim, algumas receitas tradicionais da nossa terra, bem como algumas bebidas.